Capcom revela detalhes da Season V de Street Fighter V: Champion Edition!
Anunciados em live pelos diretores do game, foram revelados quatro dos cinco personagens prometidos para esta quinta temporada! Dan Hibiki é o primeiro lutador adicional, e estará disponível até o fim de 2020.
06 de Agosto de 2020
Rafael de Oliveira
Update
Em cumprimento aos anúncios feitos para a live que ocorreu no dia 05 de Agosto de 2020, a Capcom revelou mais detalhes sobre a quinta temporada de conteúdos adicionais para "Street Fighter V: Champion Edition", e em especial, os diretores apresentaram os personagens adicionais para esta última etapa. Cinco personagens são planejados, e dentre estes, quatro foram revelados: Dan Hibiki, Rose, Oro e Akira Kazama. Esta última personagem é originada da série "Rival Schools", jogo de luta poligonal lançado para Playstation 1.
Veja abaixo na íntegra o evento online de divulgação apresentado pelo diretor Takayuki Nakayama e pelo produtor Shuhei Matsumoto:
Destacam-se como conteúdos adicionais planejados para lançamento até o fim do ano, além de Dan Hibiki: o cenário para a Capcom Pro Tour 2021, um update de balanceamento e uma nova mecânica de batalha. Confira abaixo o cronograma de lançamento dos conteúdos adicionais planejados para 2020 e 2021:
Após a live, a Capcom divulgou pequenos trechos do gameplay de Dan Hibiki. Segundo mencionado por Takayuki Nakayama durante a live, o personagem ainda está em desenvolvimento. Veja abaixo:
DEMONSTRAÇÃO GRATUITA E PERSONAGENS DESBLOQUEADOS:
A partir do dia 05 de Agosto, foram liberados os 40 lutadores para experimentação por um período de duas semanas. Uma demonstração gratuita foi liberada para download para os que ainda não adquiriram o jogo (na Steam, a demonstração terá 5 dias de disponibilidade). Todos os personagens podem ser controlados apenas nos modos TREINAMENTO e PROVAS. As DEMONSTRAÇÕES de todos os lutadores foram desbloqueadas para aprender mais sobre seu gameplay, contudo os personagens não comprados não somam fight money para o jogador.
CAPCOM PRO TOUR 2020:
No dia 29 de Julho, a Capcom revelou o novo estágio para patrocínio da Capcom Pro Tour: o Ring of Prosperity. Também foi revelado o traje adicional de Laura sob escolha do campeão da Capcom Cup de 2019, iDon.
A versão básica de "Street Fighter V" está custando r$ 28,60 em promoção na Playstation Store.
O kit de upgrade para tornar a versão base em "Champion Edition" está custando r$ 77,92.
Com a inclusão de Seth ao elenco, e totalizando 40 personagens selecionáveis, entendia-se ser este o fim de "Street Fighter V" para o público geral. Teríamos o ano inteiro totalmente dedicado à Capcom Pro Tour e à updates de balanceamento. Estava claro não existirem planos por parte da Capcom em prolongar "Street Fighter V" para além disso. Mas, tanto a EVO 2020 quanto outros torneios presenciais de alto calibre mudaram de formato e adotaram o meio online devido a crise mundial do Covid-19, o que tornou preocupante a questão da qualidade técnica dos serviços de netcode prestados pela Capcom. E o agravante veio em seguida com o histórico cancelamento da EVO 2020 por escândalos envolvendo o presidente do evento. A comunidade, força principal para manter os jogos de luta ativos, sofreu muitas baixas. Ainda assim, a Capcom já não tinha planos para continuar com "Street Fighter V", ou pelo menos, não demonstrou ter o mesmo empenho em comparação ao ritmo inicial: a comunicação foi se distanciando entre a empresa e a comunidade. Yoshinori Ono, figura de grande carisma frente o público, foi aos poucos deixado de lado por decisões administrativas. A tentativa de aproximar novamente as pessoas ao jogo foi colocar o diretor Nakayama e o produtor Matsumoto para a tão anunciada live. E anúncio é o nome correto para tudo o que envolve "Street Fighter V". Em Maio, foi anunciado update de desenvolvedores, mas sem detalhes sobre. Em Julho, no evento online dos desenvolvedores de jogos de luta do Japão, o anúncio da live de anúncio agendado para 5 de Agosto sobre o futuro de "Street Fighter V", chamado "Summer Update". E agora, temos o anúncio de mais personagens, e da promessa de mais anúncios no futuro.
A apresentação foi horrível, muito abaixo da pouca espectativa que tinha. Não me queixo sobre quem deveria ser escolhido como personagem, isso é uma discussão eterna, e nunca há quem fique satisfeito (pelo menos sabendo como a Capcom toma suas decisões de elenco). Minha crítica é a péssima qualidade artística e de conteúdo para apresentar ao seu público, ou melhor, para encobrir a falta de material. As artes dos lutadores são apenas esboços, não há músicas novas, não há renovação em cima das escolhas feitas. As páginas aqui do BLACKBELT com notícias de "Street Fighter V" são repletas de artes do jogo, deixam a página bonita de ver... e esta aqui, é a primeira a qual me esforcei muito para manter a estética (não há material gráfico de qualidade para divulgação desta vez)... Foram anunciados planos, e nada mais. Eu esperava, no mínimo, um trailer (repito neste parênteses: um TRAILER, no mínimo feito nos mesmos moldes de apresentações anteriores) do primeiro personagem, e este com data de lançamento.
Não recomendo a compra de "Street Fighter V: Champion Edition" (no máximo, não critico quem compra para jogar online com objetivo de apenas competir). Faz tempo que não ligava o jogo, e quando o fiz, fui surpreendido com 10 reinicializações por atualização de conteúdo patrocinado. Após, quando fui conferir os personagens que não havia comprado e estava liberados (o anúncio dizia 40 characters FOR FREE), não é possível experimentá-los no modo ARCADE ou no SURVIVAL. Desliguei, guardei o disco na caixa, e coloquei o "Mortal Kombat 11: Aftermath" pra jogar de verdade. Como havia citado a pouco no primeiro parágrafo: a crise mundial não é desculpa (a Capcom parecia ter desistido antes do início da crise): a SNK não parou de lançar conteúdo para "Samurai Shodown" (e é até mais honesto não mostrar nada de "The King of Fighters XV" se não há material para apresentar), a Netherealm não só manteve seu ritmo como lançou extensão do modo história do jogo e mais três personagens para "Mortal Kombat 11"... A comunidade não desistiu dos jogos de luta! Eu tenho postado na página do MeWe frequentemente lives com torneios (Pro League de MK11 e CBKOF pelo Kombat Klub, GameSpot Versus com "Super Street Fighter II Turbo", são só alguns exemplos).
"Street Fighter V" sempre é criticado de certa forma. Mas, a insatisfação e o cenário atual não se compara aos bons tempos de "Ultra Street Fighter IV", "Ultimate Marvel VS. Capcom 3"...