O Bushinryu está de volta! Zeku é revelado em Street Fighter V!
Grande mestre do Bushinryu Ninjutsu, Zeku é o último personagem adicional da temporada 2017 de Street Fighter V. O lutador pode enfrentar adversários alternando entre dois estilos de luta bem diferenciados!
18 de Outubro de 2017
Rafael de Oliveira
Update
Neste último domingo, dia 15 de Outubro, aconteceu em Singapura o South East Asia Major 2017, e antes das finais de Street Fighter V do torneio a Capcom apresentou seu último personagem adicional para a temporada 2017: Zeku!
Confira a apresentação do personagem realizada pelo canal Capcom Fighters através do Character Introduction Series:
Zeku se auto denomina "o ninja sempre constante" ou "o ninja em constante evolução". Mestre do Bushinryu Ninjutsu, seus dois alunos mais notáveis são os conhecidos Guy e Maki da série Final Fight. Pela primeira vez, Zeku decide intervir entre os World Warriors demonstrando seu incrível potencial ninja!
MOVELIST:
Detentor de dois estilos de luta distintos, Zeku pode alternar, a qualquer momento do duelo, entre o combate de longa distância (caracterizado por chutes cortantes de longo alcance) e curta distância (este mais parecido com os Chain Combos de Guy vistos nos jogos anteriores). A troca de estilo altera a aparência de Zeku para mais jovem ou mais velho, e certamente a velocidade do ninja será maior quando adotada a postura mais jovem.
Confira o
MOVELIST completo para ambos os estilos.
STRIDERS:
Notavelmente, Zeku utiliza um uniforme muito parecido com o traje de Strider Hiryu, personagem que recentemente figura entre os lutadores de Marvel VS Capcom: Infinite. As referências ao ninja futurista também são notadas em seu Critical Art.
Confira abaixo as imagens do modo história individual de Zeku:
Zeku será disponibilizado individualmente via DLC a partir do dia 24 de Outubro, e custará 100.000 FM ou r$ 18,50 na Playstation Store.
O passe de temporada 2017 de Street Fighter V finalmente está completo: os personagens Akuma, Kolin, Ed, Abigail, Menat e Zeku podem ser adquiridos em conjunto pelo custo de r$ 91,90 na Playstation Store.
Encerrando a segunda temporada com um lutador complexo e interessante, os produtores de Street Fighter V apostaram em elaborar mecânicas que, apesar de requisitar do jogador muita dedicação, proporcionam grande versatilidade. Ter um personagem à disposição que alterna entre estilos de luta que atendem prontamente necessidades de curta e longa distância certamente cobrirá falhas que nenhum outro personagem pode realizar. Um personagem desse calibre não será fácil dominar!
Não são poucas as referências a Strider! Algumas são notáveis e outras mais sutis. Destaco o efeito sonoro dos chutes cortantes, muito similar aos sons da tonfa Cipher de Strider Hiryu. O Critical Art de Zeku, Batsuzan Gaisei, se assemelha ao mortífero Hyper Combo de Strider Hiryu, Ragnarok. Esse tipo de referência onde são cruzados universos a partir da linha temporal é visto em Metro City, palco para o passado em Final Fight e o futuro em Captain Commando. O Bushinryu de Zeku pode ser a escola ancestral dos Striders!
Sobre a história do personagem, não sei só eu penso assim, mas duvido que Zeku possa rejuvenecer e amadurecer rapidamente durante os combates! Mesmo a Capcom afirmando que Zeku realiza tal feito, tenho em mente outra teoria: o ninja que utiliza o uniforme parecido com Strider Hiryu não é Zeku, e sim outro personagem: seu sucessor do Bushinryu, Guy! Provavelmente essa teoria não será adotada pela Capcom, mas há um argumento que a fortalece: ao prestar atenção durante o Critical Art de Zeku, os ataques desferidos velozmente pelo ninja são alternados entre o personagem mais jovem e o personagem mais velho. Os dois não podem ser a mesma pessoa. Mesmo para um mestre ninja, trocar de traje instantaneamente para cada um dos velozes golpes desferidos é muito forçado, não acha? Enfim, se essa teoria não for verdadeira, ao menos é plausível e seria incrível ver Guy lutando disfarçado ao lado de seu mestre.