Fatal Fury: City of the Wolves, lançado em Abril de 2025, figura como o principal título da SNK nos grandes torneios de Fighting Games, e a mais recente competição apoiada pelo circuito
SNK World Championships 2025 foi cediado em Orlando, Flórida, nos dias 13 a
15 de Junho através do tradicional
CEO 2025. Coincidentemente, no mesmo dia das finais de City of the Wolves, a
SNK divulgou o
trailer de gameplay do primeiro personagem adicional contido na
Season 1 do game, um dos três lendários lobos famintos de South Town,
Andy Bogard. A música de fundo à acompanhar a apresentação de Andy é um
remix de seu tema clássico
"Pasta", evocando de certa forma nostalgia por sua aparição em Fatal Fury 2, e possivelmente, esta será tema do personagem em City of the Wolves. Na mesma estrutura de roteiro usada nos trailers de revelação de personagem, a SNK formalizou a vinda de Andy, já apresentado dias antes em
partidas de gameplay de desenvolvedores e no mês passado em eventos presenciais.
Estranhamente, a SNK não optou por guardar surpresa, mas pelo contrário, permitiu a experimentação e até análise da jogabilidade do personagem antes de formalizar um trailer, como no video postado pelo canal
NeoGeoNow "All Of Andy's Moves in FATAL FURY COTW Explained - full Character Breakdown" em 12 de Maio de 2025.
Confira abaixo o
trailer de gameplay de
Andy Bogard:
Quem é ANDY BOGARD?
Os irmãos Terry e Andy foram adotados pelo artista marcial Jeff Bogard. Andy estava com apenas 9 anos de idade quando Jeff fora assassinado por Geese Howard. Órfãos, os irmãos Bogard se separaram, mas a promessa de vingança era uma só com eles. Porquanto Terry permaneceu em South Town sob a tutela de Tung Fu Rue, Andy viajou para o Japão e se instalou no campo de treinamento ninja da família Shiranui, e permaneceu por 10 anos em treinamento intenso sob a direção do mestre Hanzo Shiranui. Além do amargo sentimento de vingança, Andy nutre forte rivalidade com seu irmão Terry, o que faz sua motivação crescer a cada dia no encalço de superá-lo como lutador. Com 19 anos de idade, Andy retorna à South Town para cumprir sua promessa ao lado de seu irmão Terry, e pela vontade do destino, os lobos famintos são formados pelos irmãos junto a Joe Higashi, amigo leal e tão feroz quanto os lobos irmãos. O torneio King of Fighters, organizado pelo sindicato do crime liderado por Geese Howard, foi a porta de entrada necessária para os lobos famintos mostrarem suas presas em sangrentas batalhas no intuito de acertar as contas com o grande líder. Andy lutou bravamente, porém o golpe final contra Geese Howard partiu dos punhos e da fúria fatal de Terry, assim honrada a vingança por Jeff Bogard.
De volta ao Japão, Andy é convidado por um novo anfitrião do torneio King of Fighters (Wolfgang Krauser), e decide aprimorar-se para este grande desafio mundial.
Os ensinamentos de Hanzo Shiranui se frutificaram na vida do jovem Andy Bogard, e foi chegado à ele o tempo de adquirir vivência como mestre do estilo ao abrir um Dojo no Japão. Nesse tempo, Richard Meyer fez questão de enviar um convite à Andy para a inauguração do Pao Pao Cafe 2 em South Town, em prol dos velhos tempos. Andy retorna para a cidade criminosa onde sua vingança foi consumida anos atrás, e se depara com a volta de Geese Howard. Agindo nas sombras, o ninja Shiranui pode ajudar seu irmão Terry a encerrar de vez o antigo conflito.
Passados dez anos da morte definitiva de Geese e a queda da Howard Connection sob South Town, o torneio King of Fighters: Maximum Mayhem surgiu em Second South, e exímios lutadores se reuniram em prol da coroa da competição, entre eles Terry Bogard e seu pupilo, Rock Howard, filho de Geese. Andy enviou à competição seu aluno a quem forjou por todos esses anos: Hokutomaru. Satisfeito com os resultados do pequeno ninja, Andy enviou-lhe uma carta considerando-o como um rival, e encerrou-se assim a relação de mestre e aluno entre os dois.
Na iminência de um novo torneio King of Fighters, Andy quer testar as habilidades de seu proeminente aluno, de igual para igual, e também se aproximar daquele a quem sua vida inteira foi destinada só para enfrentá-lo. Quem será?
Fonte:
SNK Wiki
Jogabilidade de ANDY BOGARD:
Andy Bogard é um artista marcial disciplinado na
arte ninja da família Shiranui, e também é habilidoso no
combate corpo a corpo através do
Koppouken ensinado por Hanzo Shiranui. Nos três primeiros games da série Fatal Fury, a jogabilidade de Andy foi construída em dois golpes especiais sólidos (Hishou Ken e Shoryuu Dan) para o arquétipo Shoto inaugurado em Street Fighter II (Fireball e Dragon Punch) e dois ataques únicos em trajetória (Zan-ei Ken e Kuuha Dan). A versão mais recente do lutador vista em
KOF XV é baseada na solidez desse arquétipo retomado a partir de KOF XIII.
Boa parte dos movimentos especiais de Andy foram mantidos em Fatal Fury City of the Wolves. Abaixo, confira o
Character Breakdown completo de Andy Bogard postado no canal oficial da SNK no Youtube:
Vamos à uma breve descrição dos
Special Moves de Andy, e também pontuar os ajustes feitos para o novo game:
Hishou Ken (Flying Slice): A natureza do projétil passou por mudanças nesta versão. Agora, ele se dissolve em determinada distância, e o botão de força determina apenas a sua velocidade. Novas possibilidades surgem ao projetar tiros diagonais no auge do salto com o Kuu Hishou Ken, tal como Ryo Sakazaki fazia antigamente com seu Ko-ou Ken no ar. Ao apromorá-lo com REV ART, uma esfera estática e mais volumosa é gerada: o Geki Hishou Ken (Fearsome Flying Slice).
Shoryuu Dan (Dragon Blast): A trajetória é diagonal ascendente e acerta múltiplas vezes, como em Fatal Fury 3. A versão REV ART traz uma finalização inédita em formato de cruz, na descida após o ápice dos acertos aéreos. Em KOF XIII e adiante, o Shoryuu Dan passou a ser mais vertical como nos clássicos.
Zan'ei Ken (Quicksilver Flash): Veloz cotovelada na altura do peito, perfeito para aproximação. Pode-se adicionar um ataque logo após contato com o primeiro acerto (chamado Kyousen). Em City of the Wolves, Andy Bogard recebeu exclusivamente duas opções desse mesmo follow up: adicionar o Kyousen em pé ou abaixo com o Sokuhou, uma Rasteira Forte. A variação é excelente para confundir a defesa do oponente. É confirmado que o comando não exigirá mais carga na diagonal inferior para baixo, sendo executado diretamente com quarto de lua para frente + Soco. O REV ART apenas amplia o dano causado, sem efeitos na vulnerabilidade causada pelo golpe.
Kuuha Dan (Sonic Split): Efeitos muito próximos dos ajustes vistos em KOF XV para este golpe: a subida do Kuuha Dan pode ser interrompida (Kuuha Dan Break), ocasionando dano no primeiro chute e abertura para o encaixe de outros golpes. A versão REV ART permite a finalização com Yami Abise Geri, melhor explicado a seguir.
Yami Abise Geri (Kickfest of Evil): Um chute flamejante, utilizado como finalizador ou antiaéreo. Esteve no rol de movimentos de Andy em Real Bout Fatal Fury Special e em KOF 2002 (versão EX do lutador e sob o nome "Darkness Kick"). Em City of the Wolves, o golpe foi agregado ao REV ART do Kuuha Dan como finalizador.
Gen'ei Shiranui (Shiranui Spirit Crunch): Em KOF XV, Andy entra em ação com a manobra apenas durante saltos, e o comando é feito durante esta fase. Em City of the Wolves, o movimento passou a se chamar Shin Gen'ei Shiranui, uma versão repleta de opções de ataque interessantes. Inicialmente, o ataque parte do chão (tal como Gato o realiza em seus impulsos com o Wind Fang) e o botão determina a distância do salto. No ar, Andy tem três opções de investida: pode realizar um agarrão chamado Shin Kumo Garami, um ataque de Chute (Shira Ame) ou um ataque de Soco (Kuro Ame). Se decidir não atacar no ar, é possível terminar o salto com uma rasteira deslizante chamada Shibuki, perfeita para iniciar combos, visto não causar Hard Knockdown. A versão REV ART é interessante, pois Andy desaparece no início do movimento e pode continuar na trajetória ou passar instantaneamente para as costas do oponente.
O
REV BLOW mostrado no trailer foi executado apenas no chão. Trata-se de um
empurrão frontal firme e preciso. Ao utilizar o golpe
no ar, Andy pressiona o oponente com uma
cotovelada e em seguida, encerra a investida com um potente
Kyousen.
Temos como
Ignition Gear o clássico mantido
Chou Reppa Dan (Super Sonic Split), e sua versão mais intensa (Redline Gear) é denominada
Zetsu Reppa Dan. O segundo é o
Zan'ei Shouha Ken, uma combinação em sequência dos três principais Special Moves de Andy: inicia-se com um Zan'ei Ken -> Shoryuu Dan -> Hishou Ken. A versão Redline Gear apresenta os três ataques em maior potência (com o Geki Hishou Ken como finalização).
A execução do
Hidden Gear chamado
Zetsu Tougai Narashi é
realizada no chão, mas Andy inicia o
ataque no ar ao lançar um
Kuu Hishou Ken, portanto, deve-se prestar atenção nesse primeiro ponto de contato para garantir que o projétil atinja o oponente. Se bem sucedida, a técnica causa grande dano e ao mesmo tempo restaura totalmente a barra de REV.
LUTADORES:
O
elenco inicial conta com
17 personagens selecionáveis, entre eles, duas figuras reais transpostas como lutadores: o famosíssimo jogador de futebol
Cristiano Ronaldo e o DJ
Salvatore Ganacci.
A imagem acima foi extraída do
site oficial e elenca os personagens revelados. Abaixo, veja a relação de
todos os lutadores confirmados para o game até o momento:
Fatal Fury: TERRY BOGARD, ANDY BOGARD, JOE HIGASHI e BILLY KANE.
Fatal Fury 2: MAI SHIRANUI.
Art of Fighting: Mr. BIG.
Garou Mark of the Wolves: ROCK HOWARD, HOTARU FUTABA, TYZOC, MARCO RODRIGUES, B. JENET, KEVIN RYAN e KAIN R. HEINLEIN.
Fatal Fury City of the Wolves: PREECHA, VOX REAPER, CRISTIANO RONALDO e SALVATORE GANACCI.
Street Fighter 6: KEN MASTERS e CHUN LI.
Para a
primeira temporada de personagens adicionais, os lutadores de rua
Ken Masters e
Chun Li, estrelas de
Street Fighter 6, finalmente estarão acompanhados de três ícones clássicos da SNK: os Lobos Famintos
Andy Bogard e
Joe Higashi, e o criminoso
Mr. Big, antagonista da série
Art of Fighting e integrante da equipe
96' Boss Team em The King of Fighters.
O lançamento de cada personagem adicional foi determinado pela SNK de forma
sazonal em 2025, e Mr. Big, por ser o último, está planejado apenas para 2026.
PLATAFORMAS DIGITAIS e CÓPIAS FÍSICAS:
Fatal Fury: City of the Wolves se encontra
disponível porém
apenas como Special Edition (jogo base + Season 1) à venda nas lojas digitais dos consoles
Sony e
Microsoft, bem como no
PC através das distribuidoras
VALVE e
Epic Games. Não é mais possível a aquisição da
Deluxe Edition, a qual trazia adicionais voltados para a pré-venda do game, como acesso antecipado e o
traje extra de Terry Bogard baseado em Fatal Fury 2. Até o presente momento,
a SNK não pretende realizar a venda do jogo apenas com seu conteúdo base.
Apesar dos altos preços nos consoles e na Epic Games Store, felizmente a loja digital da
Steam cedeu a um
reajuste considerável em comparação ao preço inicial fixado, uma vitória relevante para a comunidade brasileira. Confira abaixo a lista das respectivas
lojas digitais e seus
preços da
Special Edition do título:
Playstation Store pelo custo de R$ 319,90.
Microsoft Store pelo custo de R$ 324,27.
STEAM pelo custo de R$ 249,00.
Epic Games Store pelo custo de R$ 324,27.
Segue abaixo os
requisitos mínimos do sistema:
Sistema Operacional: Windows 10 - 64bit.
Processador: Intel® Core™ i5-7500 | AMD™ Ryzen 3 1200.
Memória: 8 GB de RAM.
Placa gráfica: Nvidia GeForce® GTX1060 (VRAM 6GB) | AMD Radeon™ RX 580 (VRAM 4GB).
DirectX: Versão 12.
Espaço no disco: Requer 60 GB de espaço livre.
O
recomendado exige os mesmos requisitos acima, salvo:
Processador: Processador Intel® Core™ i7-8700 | AMD™ Ryzen 5 3600.
Memória: 16 GB de RAM.
Placa gráfica: Nvidia GeForce® RTX 2070 | AMD Radeon™ RX 5700XT.
Fatal Fury: City of the Wolves (Special Edition) está disponível em
mídia física nas principais lojas do varejo para os consoles
Playstation 4,
Playstation 5 e
X-BOX Series S|X. A mais completa versão à venda, chamada
Collector's Box, traz itens colecionáveis de luxo.
Site Oficial:
Fatal Fury: City of the Wolves | SNK
Opinião:
Infelizmente não tenho o novo Fatal Fury em mãos para poder descrevê-lo aqui nos detalhes com os quais eu deveria citar, mas pude aproveitar o OPEN BETA o máximo que pude, algo suficiente para entender inicialmente a proposta do game. Mas para falar sobre Andy Bogard, pude entregar informações com mais propriedade aqui na matéria ao comparar o recém apresentado personagem em Fatal Fury: City of the Wolves com sua última versão em KOF XV. Esse sim eu tenho aqui para testes, hehehehe... Joguei o suficiente para entender como o lutador funciona em sua última interação, e foi bem interessante vislumbrar a direção da SNK dada para a jogabilidade do lutador em City of the Wolves, esta baseada em movimentos de Fatal Fury 3, Real Bout Fatal Fury e KOF XIII (no caso do Kuuha Dan Break).
Na
matéria anterior (sobre Kain R. Heinlein), eu havia criticado o visual mais reservado dos personagens clássicos retornantes (Andy, Joe e Mr. Big), pois estamos lidando, em City of the Wolves, com uma linha do tempo apontando 10 anos afrente de Real Bout Fatal Fury 2... Andy Bogard está ostentando 36 anos de idade neste jogo, e praticamente não há mudanças significativas que venham a denunciar nele o impacto com o avanço dos anos, algo mais bem encaixado na aparência de Terry. Todavia, devo admitir que o desenho do novo traje (apesar de pouco inovador) e a modelagem do personagem estão impecáveis tecnicamente, e não deixam a desejar.
Uma última coisa que não entendi direito: por que manter um remix do tema "Pasta" ao Andy, sendo que ele não está mais lutando na Itália? O tema sombrio de Real Bout Fatal Fury Special / 2 é condiz melhor ao atual personagem, na minha opinião. Não que eu tenha muitas reclamações, mas a nostalgia foi um pouco acima da medida nesta vez...