Entre os anúncios do
State of Play da Sony transmitido em
04 de Junho de 2025, a
Netherrealm Studios apresentou seu próximo lançamento envolvendo a série
Mortal Kombat! Voltado ao público retrogamer, a
Digital Eclipse será a produtora encarregada de trazer de volta às
plataformas modernas diversos títulos clássicos dos anos 90 e 2000 lançados em
arcades, consoles e portáteis agora compilados em uma
coletânea nomeada
Mortal Kombat: Legacy Kollection.
Confira abaixo o
trailer de anúncio exibido no State of Play e publicado logo em seguida no canal oficial de Mortal Kombat:
Jogos disponíveis para a coletânea:
Não há a confirmação da lista definitiva dos jogos disponíveis para a coletânea no momento, contudo, os principais títulos jogáveis são as
versões originais lançadas nos arcades, além de seus respectivos
ports para consoles e portáteis. Veja abaixo a lista divulgada pela Digital Eclipse dos games disponíveis na coletânea:
MORTAL KOMBAT: Arcade, Sega Genesis, Super Nintendo, Nintendo Game Boy e Sega Game Gear.
MORTAL KOMBAT II: Arcade, Sega Genesis, Sega 32X, Super Nintendo e Nintendo Game Boy.
MORTAL KOMBAT 3: Arcade, Sega Genesis e Super Nintendo.
ULTIMATE MORTAL KOMBAT 3: Arcade e Super Nintendo.
MORTAL KOMBAT 4: Arcade.
Além dos originais, versões exclusivas de Nintendo Gameboy Advance foram confirmadas, a seguir:
MORTAL KOMBAT ADVANCE.
MORTAL KOMBAT: DEADLY ALLIANCE.
MORTAL KOMBAT: TOURNAMENT EDITION.
Plataformas e Data de Lançamento:
Nos computadores, apenas a
Steam recebeu confirmação de disponibilidade, ao passo que todos os consoles da atualidade receberão a coletânea em suas lojas digitais:
Playstation 4 e
Playstation 5 da Sony,
X-BOX One e
X-BOX Series S|X da Microsoft, e
Nintendo Switch (também sob
retrocompatibilidade ao ser jogado no Nintendo Switch 2).
Abaixo, segue alguns dos
requisitos mínimos do sistema confirmados para a versão da
Steam:
Sistema Operacional: Windows 10 - 64bit.
Processador: Intel® Core™ i3 @ 3.0GHz | AMD™ Ryzen 3.
Memória: 8 GB de RAM.
Placa gráfica: Nvidia GeForce® 8800GT | AMD Radeon™ HD 4800.
A coletânea
ainda não possui uma data específica de lançamento, mas está prometida ao público para
2025. Já é possível
adicionar o título na lista de favoritos das respectivas lojas digitais abaixo:
Playstation Store.
Microsoft Store.
STEAM.
Modos online:
Baseando-se no
ótimo trabalho empenhado nos modos online em Samurai Shodown NeoGeo Collection, não há grandes temores quanto a problemas graves perdurarem nos modos online de Mortal Kombat Legacy Kollection, graças ao
suporte da produtora, especialmente nos
primeiros dias pós lançamento. O
Rollback Netcode tem sido implementado nos jogos cooperativos feitos pela produtora, algo bastante elogiado por se tratar de um produto voltado fortemente à preservação. Resta saber se a adesão do público ao título trará grande volume para as salas online do, pois até o momento, não há confirmações quanto ao Cross Play, e dificilmente este será implementado dado o histórico da produtora e a finalidade do produto final.
Documentário Interativo:
O diferencial oferecido nas coletâneas da Digital Eclipse está na bela exposição de
documentários interativos (à exemplo de The Making of Karateka) envolvendo
linha do tempo,
material gráfico para imprensa e
documentos internos de planejamento, além de
entrevistas com desenvolvedores, artistas e pessoas da comunidade em formato cinematográfico. Fãs de Mortal Kombat expressam grande apreço aos seus atores e produtores, e o interesse em um produto que ofereça a compilação de
filmagens dos bastidores e
entrevistas atuais é relevante e formidável devido o
forte apelo artístico expresso nos clássicos.
No trailer, rever as figuras centrais responsáveis por Mortal Kombat
Ed Boon e
John Tobias diante o arcade de suas vidas é bem satisfatório.
Histórico e Portifólio da Digital Eclipse:
Fundada em 1992, a
Digital Eclipse esteve envolvida na produção de
coletâneas a partir de 1994, e o primeiro grande trabalho à contemplar diversas plataformas (PC e consoles) foram
Williams Arcade Classics e
Arcade's Greatest Hits: The Atari Collection 1.
Em 2003, a empresa passou a ser parte da
Backbone Enterntainment (Backbone Emeryville e Backbone Vancouver) em fusão à produtora ImaginEngine, e clientes de grife como as softhouses japonesas
Sega,
Capcom,
Konami e
Namco assinaram contratos para a produção de coletâneas, tais como
Sega Genesis Collection,
Capcom Classics Collection,
Namco Museum 50th Anniversary. Sob o selo da Backbone Enterntainment, ports de grande sucesso como
The Simpsons: The Arcade Game,
Marvel vs. Capcom 2 e
Castlevania Symphony of the Night foram feitos, e inclusive projetos mais robustos surgiram, como
Super Street Fighter II Turbo HD Remix.
A subsidiária Backbone Emeryville se distanciou para formar a
Other Ocean Interactive em 2007. Este nome é muito importante para a história de Mortal Kombat, pois a equipe, juntamente da Code Mystics, foi responsável pela primeira
remasterização dos jogos clássicos em 2011 entitulado
Mortal Kombat: Arcade Kollection.
A Other Ocean retomou boa parte da equipe desmantelada pela queda da Backbone Enterntainment em 2015, e o nome Digital Eclipse voltou a ser usado como selo de qualidade e foco na preservação de games como principal atividade.
A atual proprietária do estúdio é a
Atari SA, e
o nome Digital Eclipse foi mantido como produtora. Seus últimos trabalhos de relevância no âmbito de preservação de jogos para plataformas modernas foram
Megaman Legacy Collection,
Street Fighter 30th Anniversary Collection,
Samurai Shodown NeoGeo Collection,
Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection e
Atari 50: The Anniversary Celebration,
The Making of Karateka, e o mais recente
Yu-Gi-Oh! Early Days Collection.
Além da emulação de alta qualidade obtida pela
Eclipse Engine, o extenso
trabalho documental enriquecido por
materiais gráficos e entrevistas com desenvolvedores é exercido como parâmetro de excelência pelo estúdio.
Site Oficial:
Mortal Kombat Legacy Kollection | Digital Eclipse
Opinião:
Aos que puderam experimentar quaisquer das coletâneas recentes produzidas pela Digital Eclipse felizmente não terão surpresas ingratas quanto a qualidade gráfica e documental em seus trabalhos. Expoentes como a obra interativa The Making of Karateka, ou a mais completa coletânea de jogos oferecidos em Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection, são mostruários perfeitos do melhor que se pode esperar da produtora. A discussão alcança mais calor perante aos títulos clássicos mais solicitados à Netherrealm para remasterização, sendo os mais votados pela comunidade jogos da era 3D, especialmente, Mortal Kombat Shaolin Monks.
Em 2011, Mortal Kombat Arcade Kollection foi lançado para Playstation 3, X-BOX 360 e PC, e trouxe diretamente os 3 clássicos de arcade com suporte a partidas online, sem rodeios. Hoje, a coletânea de 2011 é difícil de ser obtida por meios oficiais, pois foi lançada apenas como mídia digital e está praticamente fora do mercado por falta de suporte. Nos PCs, temos por alternativa os ports de MS-DOS oferecidos pela GOG.com, porém sem opções de partidas online. Resgatar os títulos clássicos para os consoles modernos é algo muito bem vindo e de bom proveito através de suporte online renovado, e será mais bem aceito se o preço pela coletânea for atrativo. Infelizmente, Mortal Kombat Trilogy continuará preso nos sistemas da época (salvo o atual port de MS-DOS pela GOG), especialmente a versão de Nintendo 64, mais estável e balanceada. No meu gosto pessoal, provavelmente, sou o único na internet a querer uma remasterização de Mortal Kombat Mythologies: Sub Zero... :P
O problema que vejo em Mortal Kombat Legacy Kollection ao trazer as versões caseiras dos títulos clássicos é a pouca adição de modos de jogo frente o já consolidado arcade, o que serve apenas como curiosidade. Por exemplo, não vejo motivos maiores para jogar a versão de Super Nintendo de Mortal Kombat II, já que esta versão não tem adicionais atrativos superiores para diferenciá-lo do arcade.
A cena competitiva da série é concentrada atualmente em Mortal Kombat 1, e exporadicamente, em Mortal Kombat X e 11. Nos primórdios, o alvo dos produtores era voltado a oferecer um Fighting Game descompromissado com profundidades mecânicas, e somente na era moderna houve maior atenção a aspectos mais sólidos de jogabilidade e balanceamentos. Contudo, a comunidade mais apaixonada mantém Ultimate Mortal Kombat 3 de Super Nintendo em competições de eventos retro. No prospecto de grandes eventos competitivos, os relançamentos de Marvel vs. Capcom 2 e Capcom vs. SNK 2 não conseguem alcançar os títulos atuais em questão de número de jogadores, e nem é a intenção, já que relançamentos servem para sondar o público e pavimentar o caminho para futuros projetos. Será que teremos uma segunda coletânea à oferecer os tão desejados games da era 128 bits de Mortal Kombat?