- Rafael de Oliveira
- 18 de Junho de 2025
Fatal Fury: City of the Wolves, lançado em Abril de 2025, figura como o principal título da SNK nos grandes torneios de Fighting Games, e a mais recente competição apoiada pelo circuito SNK World Championships 2025 foi cediado em Orlando, Flórida, nos dias 13 a 15 de Junho através do tradicional CEO 2025. Coincidentemente, no mesmo dia das finais de City of the Wolves, a SNK divulgou o trailer de gameplay do primeiro personagem adicional contido na Season 1 do game, um dos três lendários lobos famintos de South Town, Andy Bogard. A música de fundo à acompanhar a apresentação de Andy é um remix de seu tema clássico "Pasta", evocando de certa forma nostalgia por sua aparição em Fatal Fury 2, e possivelmente, esta será tema do personagem em City of the Wolves. Na mesma estrutura de roteiro usada nos trailers de revelação de personagem, a SNK formalizou a vinda de Andy, já apresentado dias antes em partidas de gameplay de desenvolvedores e no mês passado em eventos presenciais.
Estranhamente, a SNK não optou por guardar surpresa, mas pelo contrário, permitiu a experimentação e até análise da jogabilidade do personagem antes de formalizar um trailer, como no video postado pelo canal NeoGeoNow "All Of Andy's Moves in FATAL FURY COTW Explained - full Character Breakdown" em 12 de Maio de 2025.
Confira abaixo o trailer de gameplay de Andy Bogard:
Quem é ANDY BOGARD?
De volta ao Japão, Andy é convidado por um novo anfitrião do torneio King of Fighters (Wolfgang Krauser), e decide aprimorar-se para este grande desafio mundial.
Os ensinamentos de Hanzo Shiranui se frutificaram na vida do jovem Andy Bogard, e foi chegado à ele o tempo de adquirir vivência como mestre do estilo ao abrir um Dojo no Japão. Nesse tempo, Richard Meyer fez questão de enviar um convite à Andy para a inauguração do Pao Pao Cafe 2 em South Town, em prol dos velhos tempos. Andy retorna para a cidade criminosa onde sua vingança foi consumida anos atrás, e se depara com a volta de Geese Howard. Agindo nas sombras, o ninja Shiranui pode ajudar seu irmão Terry a encerrar de vez o antigo conflito.
Passados dez anos da morte definitiva de Geese e a queda da Howard Connection sob South Town, o torneio King of Fighters: Maximum Mayhem surgiu em Second South, e exímios lutadores se reuniram em prol da coroa da competição, entre eles Terry Bogard e seu pupilo, Rock Howard, filho de Geese. Andy enviou à competição seu aluno a quem forjou por todos esses anos: Hokutomaru. Satisfeito com os resultados do pequeno ninja, Andy enviou-lhe uma carta considerando-o como um rival, e encerrou-se assim a relação de mestre e aluno entre os dois.
Na iminência de um novo torneio King of Fighters, Andy quer testar as habilidades de seu proeminente aluno, de igual para igual, e também se aproximar daquele a quem sua vida inteira foi destinada só para enfrentá-lo. Quem será?
SNK Wiki
Jogabilidade de ANDY BOGARD:
Boa parte dos movimentos especiais de Andy foram mantidos em Fatal Fury City of the Wolves. Abaixo, confira o Character Breakdown completo de Andy Bogard postado no canal oficial da SNK no Youtube:
O REV BLOW mostrado no trailer foi executado apenas no chão. Trata-se de um empurrão frontal firme e preciso. Ao utilizar o golpe no ar, Andy pressiona o oponente com uma cotovelada e em seguida, encerra a investida com um potente Kyousen.
Temos como Ignition Gear o clássico mantido Chou Reppa Dan (Super Sonic Split), e sua versão mais intensa (Redline Gear) é denominada Zetsu Reppa Dan. O segundo é o Zan'ei Shouha Ken, uma combinação em sequência dos três principais Special Moves de Andy: inicia-se com um Zan'ei Ken -> Shoryuu Dan -> Hishou Ken. A versão Redline Gear apresenta os três ataques em maior potência (com o Geki Hishou Ken como finalização).
A execução do Hidden Gear chamado Zetsu Tougai Narashi é realizada no chão, mas Andy inicia o ataque no ar ao lançar um Kuu Hishou Ken, portanto, deve-se prestar atenção nesse primeiro ponto de contato para garantir que o projétil atinja o oponente. Se bem sucedida, a técnica causa grande dano e ao mesmo tempo restaura totalmente a barra de REV.
LUTADORES:
O elenco inicial conta com 17 personagens selecionáveis, entre eles, duas figuras reais transpostas como lutadores: o famosíssimo jogador de futebol Cristiano Ronaldo e o DJ Salvatore Ganacci.

>>FATAL FURY: TERRY BOGARD, ANDY BOGARD, JOE HIGASHI e BILLY KANE.
>>FATAL FURY 2: MAI SHIRANUI.
>>ART OF FIGHTING: Mr. BIG.
>>GAROU MARK OF THE WOLVES: ROCK HOWARD, HOTARU FUTABA, TYZOC, MARCO RODRIGUES, B.JENET, KEVIN RYAN e KAIN R. HEINLEIN.
>>FATAL FURY CITY OF THE WOLVES: PREECHA, VOX REAPER, CRISTIANO RONALDO e SALVATORE GANACCI.
>>STREET FIGHTER 6: KEN MASTERS e CHUN LI.
Para a primeira temporada de personagens adicionais, os lutadores de rua Ken Masters e Chun Li, estrelas de Street Fighter 6, finalmente estarão acompanhados de três ícones clássicos da SNK: os Lobos Famintos Andy Bogard e Joe Higashi, e o criminoso Mr. Big, antagonista da série Art of Fighting e integrante da equipe 96' Boss Team em The King of Fighters.
O lançamento de cada personagem adicional foi determinado pela SNK de forma sazonal em 2025, e Mr. Big, por ser o último, está planejado apenas para 2026.
PLATAFORMAS DIGITAIS e CÓPIAS FÍSICAS:
Fatal Fury: City of the Wolves se encontra disponível porém apenas como Special Edition (jogo base + Season 1) à venda nas lojas digitais dos consoles Sony e Microsoft, bem como no PC através das distribuidoras VALVE e Epic Games. Não é mais possível a aquisição da Deluxe Edition, a qual trazia adicionais voltados para a pré-venda do game, como acesso antecipado e o traje extra de Terry Bogard baseado em Fatal Fury 2. Até o presente momento, a SNK não pretende realizar a venda do jogo apenas com seu conteúdo base.
Apesar dos altos preços nos consoles e na Epic Games Store, felizmente a loja digital da Steam cedeu a um reajuste considerável em comparação ao preço inicial fixado, uma vitória relevante para a comunidade brasileira. Confira abaixo a lista das respectivas lojas digitais e seus preços da Special Edition do título:
Segue abaixo os requisitos mínimos do sistema:
O recomendado exige os mesmos requisitos acima, salvo:
Fatal Fury: City of the Wolves (Special Edition) está disponível em mídia física nas principais lojas do varejo para os consoles Playstation 4, Playstation 5 e X-BOX Series S|X. A mais completa versão à venda, chamada Collector's Box, traz itens colecionáveis de luxo.
Fatal Fury: City of the Wolves | SNK
OPINIÃO:
Infelizmente não tenho o novo Fatal Fury em mãos para poder descrevê-lo aqui nos detalhes com os quais eu deveria citar, mas pude aproveitar o OPEN BETA o máximo que pude, algo suficiente para entender inicialmente a proposta do game. Mas para falar sobre Andy Bogard, pude entregar informações com mais propriedade aqui na matéria ao comparar o recém apresentado personagem em Fatal Fury: City of the Wolves com sua última versão em KOF XV. Esse sim eu tenho aqui para testes, hehehehe... Joguei o suficiente para entender como o lutador funciona em sua última interação, e foi bem interessante vislumbrar a direção da SNK dada para a jogabilidade do lutador em City of the Wolves, esta baseada em movimentos de Fatal Fury 3, Real Bout Fatal Fury e KOF XIII (no caso do Kuuha Dan Break).Na matéria anterior (sobre Kain R. Heinlein), eu havia criticado o visual mais reservado dos personagens clássicos retornantes (Andy, Joe e Mr. Big), pois estamos lidando, em City of the Wolves, com uma linha do tempo apontando 10 anos afrente de Real Bout Fatal Fury 2... Andy Bogard está ostentando 36 anos de idade neste jogo, e praticamente não há mudanças significativas que venham a denunciar nele o impacto com o avanço dos anos, algo mais bem encaixado na aparência de Terry. Todavia, devo admitir que o desenho do novo traje (apesar de pouco inovador) e a modelagem do personagem estão impecáveis tecnicamente, e não deixam a desejar.
Uma última coisa que não entendi direito: por que manter um remix do tema "Pasta" ao Andy, sendo que ele não está mais lutando na Itália? O tema sombrio de Real Bout Fatal Fury Special / 2 é condiz melhor ao atual personagem, na minha opinião. Não que eu tenha muitas reclamações, mas a nostalgia foi um pouco acima da medida nesta vez...